domingo, 10 de junho de 2007

Dia nacional da Língua Portuguesa, dia nacional de Portugal e dia de Camões.




Hoje é o dia nacional da língua Portuguesa, também o dia nacional de Portugal e dia de Camões, um poeta que se representou justamente o gênio da pátria, representou Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial.
Com o 10 de Junho, “os republicanos de Lisboa tentaram evocar a jornada gloriosa que tinham sido as comemorações camonianas de 1880, uma das primeiras manifestações das massas republicanas em plena monarquia". Após a Implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, foram desenvolvidos trabalhos legislativos, “e logo em 12 de Outubro saiu um decreto que estipulou os feriados nacionais”. Alguns feriados “desapareceram, nomeadamente os ditos feriados religiosos, uma vez que o objectivo da República era justamente laicizar a sociedade e subtraí-la à influência da igreja”, explica Conceição Meireles, professora de História Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. “Os feriados que ficaram consignados por este decreto de 12 de Outubro de 1910 foram o Primeiro de Janeiro, que era o dia da Fraternidade Universal; o 31 de Janeiro, que evocava a revolução – aliás, falhada - do Porto, e que portanto era consagrado aos mártires da República; o 5 de Outubro, vocacionado para louvar os heróis da República; o Primeiro de Dezembro, que era o Dia da Autonomia e o Dia da Bandeira; e o 25 de Dezembro, que passou a ser considerado o Dia da Família, tentando também laicizar essa festa religiosa que era o Natal”. O decreto de 12 de Junho dava “aos municípios e concelhos a possibilidade de escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais. Daí a origem dos feriados municipais”, lembra a especialista. “Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de Junho, em honra de Camões”, uma vez que a data é apontada como sendo a da morte do poeta que escreveu “Os Lusíadas”. Também no Brasil hoje dia 10 era comemorado o Dia da Lingua Portuguesa, pelo motivo das mesmas tradições portuguesas, mas Através da Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, o presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei do Senado n. 149/04, da autoria do senador Papaléo Paes (AP) que institui o dia 5 de novembro como Dia Nacional da Língua Portuguesa no Brasil. Papaléo Paes, natural de Belém, PA, e senador do PSDB pelo Amapá, escolheu esse dia por ser o aniversário de nascimento de Rui Barbosa, um dos mais ferrenhos defensores da língua portuguesa no Brasil. Ao adotar a medida, o Presidente brasileiro declarou que a intenção era a de valorizar e preservar a língua portuguesa como “importante laço de consolidação da unidade nacional.” A lei foi publicada no Diário Oficial do Brasil no último dia 13 de junho de 2006. Seja no dia 10 de junho ou no 5 de novembro a língua portuguesa terá sempre o seu prestígio.

Agora em homenagem a nossa lígua portuguesa, tão bela e miscigenada posto um poema de Sílvia Araújo Motta do Clube brasileiro da Língua Portuguesa:



T R O V A S:

Por Sílvia Araújo Motta

Nosso Clube, o ano inteiro,
visita muitas Nações... (Via Internet)
É Luso-afro-brasileiro,
de Luís Vaz de Camões.

O Patrono, com certeza,
desse Clube Brasileiro
que é da Língua Portuguesa,
é Camões...Gênio Primeiro.

Vieira foi com certeza
de uma Língua, Imperador
e da Pátria Portuguesa
um Diplomata do Amor.

Leia sempre, mas comente,
sobre a Língua nacional:
é cantante, encanta a gente...
presente de Portugal.

Nenhum comentário: